Maria Aparecida

Monday, October 30, 2006

ECS 8


Olá, colegas!
Esta é a minha imagem. Quem tem igual?



Meu email é mariapa_tc@yahoo.com.br
Aguardo seu contato.

Sunday, October 29, 2006

E,C,S 6

Diferentes tipos de dominação
Nos dias de hoje podemos identificar diferentes tipos de dominação existentes em nosso meio.
Vivemos num mundo burocrático e manipulador, onde as leis e regras predominam frequentemente. Não podemos fazer ou falar tudo o que temos vontade, porque existem regras quanto a isso, senão de certa forma, seremos punidos.
Na vida diária de um professor, encontramos uma presente dominação, a LDB, uma lei direcionada a nossa prática pedagógica, ou seja, é a base a ser seguida em nossa caminhada.
Na própria escola temos um chefe (a diretora), que administra e coordena a educação escolar, que existem regras a serem cumpridas dentro do contexto escolar. Não esquecendo de que tudo deverá ser decidido em conjunto, para que cada um expresse sua opinião sobre determinado assunto, havendo assim um trabalho em equipe.Os costumes e crenças passados de geração a geração, não deixa de ser uma espécie de dominação, onde a devoção a uma determinada religião, deve ser seguida desde que nascemos, herdadas de pai para filho

Sunday, October 22, 2006

E,C,S 5


Segundo o autor Marx Weber, há três tipos puros de dominação legítima, na relação entre dominantes e dominados.
1)Dominação Legal: Apresenta regras e leis a serem cumpridas, em uma determinada sociedade, onde quem ordena é seu superior ( estado, município, empresa capitalista privada,...) e quem obedece são os funcionários contratados, submetidos as normas da empresa, devido as condições do trabalho.
O cargo mais alto na associação dos dominantes é os “monarcas” ou “presidentes”, eleitos pelo povo, elites que dominam e manipulam as pessoas pobres e carentes, e elas por não ter muita opção, acabam sendo submetidas as estas formas de dominação burocrática, presentes em toda a parte.
2) Dominação Tradicional: Em virtude da crença na santidade, quem ordena é o “senhor” e os que obedecem são os “súditos”, enquanto que o quadro administrativo é formado por “servidores”, que obedecem em virtude de sua dignidade própria, santificada pela tradição e fidelidade. Para os “senhores” os “servidores” precisam ter apenas fidelidade, onde a disciplina em relação ao cargo já não tem tanta importância.
3) Dominação Carismática: Quem manda é o “líder” e quem obedece é o “apostolo”. O quadro administrativo é escolhido segundo carismas e vocação pessoais, e não devido a sua qualificação profissional ou a sua posição que ocupa em determinada sociedade.
A autoridade carismática baseia-se na crença. A fé e o reconhecimento são considerados um dever, cuja sua negligência castiga. Sem dúvida, a autoridade carismática é uma das grandes forças revolucionárias da história, porém em sua forma totalmente pura tem caráter eminentemente autoritário e dominador.
O senhor carismático tem de se fazer acreditar como senhor certo, pela “graça de Deus”, por meio de milagres e prodígios. Se lhe falha o êxito, seu domínio também falha.
Marx nos fez refletir sobre os diversos tipos de dominação existentes em nosso meio, onde o poder está acima de tudo e de todos. Precisamos acabar com esse sistema burocrático, lutando pela igualdade de direitos e uma vida digna para todos, construindo assim a verdadeira cidadania.

Wednesday, October 18, 2006

Escola, Cultura e Sociedade Atividade 4


Na visita aos blogs dos colegas, percebi que a cada dia que passa, aprendemos coisas novas e interessantes. Hoje, sabemos muito, mas sei que ainda temos muito que aprender, ampliando nossos conhecimentos no mundo virtual.
Tenho certeza que muitos de nossos colegas aprenderam a lidar com a tecnologia, quando iniciaram o curso no PEAD.
Muitos obstáculos surgirão ao longo do caminho, mas com nossa garra e persistência, venceremos todas as barreiras.

Monday, October 16, 2006

Educação e Tecnologia da Comunicação Atividade 2


Visita à dois blogs educacionais
Endereço: http://eduprof.blogspot.com/
Nome: Projeto Zaptlos (educação infantil)
Objetivo: Mostrar uma preocupação maior de como trabalhar com educação infantil.

Endereço:http://www.fpce.ul.pt/pessoal/ulfpcost/te3aula2003/blog/
Nome: Vamos blogar?
Objetivo: Mostrar a importância da tecnologia para nossa vida.

Hoje em dia, pode-se perceber uma preocupação maior com a educação infantil. A criança quuando nasce, se comunica antes mesmo de começar a falar, seus gestos e movimentos de expressão, interagindo com o mundo ao seu redor, faz com que elas observam e aprendam ao mesmo tempo tão rapidamente quanto as crianças de maior idade.
A tecnologia está presente em nosso dia-a-dia, e porque não pensar em utilizá-la em nossa prática docente com nossas crianças, que são capazes de aprender coisas novas e diferentes com tanto entusiasmo e facilidade.
Podemos construir com nossos alunos blogs pedagógicos, trabalhando diversas disciplinas, de diversas maneiras, conhecendo desde cedo o mundo virtual.

Saturday, October 14, 2006

Escola, Cultura e Sociedade. Atividade 2


As vezes a nossa vida, é como num jogo de basquete, um dia se ganha, o outro se perde, mas nunca devemos perder o bom humor e a força de vontade, o mais importante é "fazer tudo com amor".
Achei os sites e blogs, interessantes e fascinantes, porém alguns de difícil compreensão, outros nos trouxeram uma lição de vida, uma experiência nova, repensando assim, nossos conceitos e atitudes de ser professor.
A tecnologia, realmente nos encanta e fascina. A cada dia que passa aprendemos muitas coisas novas a respeito de como lidar com esse mundo virtual, ampliando assim nossos conhecimentos em informática.
Podemos ser excelentes transformadores educacionais, cabe a cada um de nós fazer acontecer. É através da nossa persistência e força de vontade, que venceremos nossos objetivos, crescendo profissionalmente, contornando todas as pedras encontradas ao longo do caminho.

Monday, October 09, 2006

Escola, Cultura e Sociedade

(1)-Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
O homem que a educação deve realizar, em cada um de nós, não é o homem que a natureza fez, mas o homem que a sociedade quer que ele seja, e ela o quer conforme o reclame a sua economia interna, o seu equilíbrio. Cada sociedade tem sua regra, seus costumes, que são cobrados e exigidos alguns valores, conforme a vivência daquela nação.

(2)-Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
O fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda perfeição de que ele seja capaz, levando ao mais alto grau possível todos os poderes que estão em nós, realizando tão completamente como possível sem que uns prejudiquem os outros. Outra é a definição utilitária, que faz do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes.

(3)-O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Podemos considerar que existe educação quando encontramos uma geração de adultos, uma geração de indivíduos jovens, crianças e adolescentes; e que uma ação seja exercida pela primeira, sobre a segunda num determinado contexto social.

(4)-De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral? A importância de nossas diversas faculdades, sobre direitos e deveres, sobre a sociedade, o indivíduo, o progresso, a ciência,...tudo isso influência na educação. Que o certo e ideal, até certo ponto, é o mesmo para todos os cidadãos, que a partir desse ponto ele se diferencia, segundo os meios particulares que toda sociedade encerra em sua complexidade.

(5)-Segundo o autor, que função o “ideal” a ser realizado têm que suscitar na criança? Deve suscitar um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade e a família consideram como indispensáveis a todos os seus membros; A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é o que determinam este ideal a ser realizado.

(6)-A partir da definição “A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine” o que conclui Durkheim? Explique? A criança está destinada a aprender certos costumes, vivenciados na própria sociedade em que vive. Que a educação exercida sobre a criança não se dá ao acaso, que os educadores devem desenvolver nelas certos números de estados físicos, intelectuais e morais impostos pela sociedade em que vivem.s, realizando tderes que estando ao mais alto grau possr conforme o reclame a sua economia interna, o seu equilibrio

(7)-Como o autor explica que a sociedade e indivíduo são idéias dependentes? Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. Através de uma educação de qualidade, tornamos verdadeiras criaturas humanas, partindo do seu próprio esforço, constituindo, assim uma das características essenciais do homem.