E,C,S 5
Segundo o autor Marx Weber, há três tipos puros de dominação legítima, na relação entre dominantes e dominados.
1)Dominação Legal: Apresenta regras e leis a serem cumpridas, em uma determinada sociedade, onde quem ordena é seu superior ( estado, município, empresa capitalista privada,...) e quem obedece são os funcionários contratados, submetidos as normas da empresa, devido as condições do trabalho.
O cargo mais alto na associação dos dominantes é os “monarcas” ou “presidentes”, eleitos pelo povo, elites que dominam e manipulam as pessoas pobres e carentes, e elas por não ter muita opção, acabam sendo submetidas as estas formas de dominação burocrática, presentes em toda a parte.
2) Dominação Tradicional: Em virtude da crença na santidade, quem ordena é o “senhor” e os que obedecem são os “súditos”, enquanto que o quadro administrativo é formado por “servidores”, que obedecem em virtude de sua dignidade própria, santificada pela tradição e fidelidade. Para os “senhores” os “servidores” precisam ter apenas fidelidade, onde a disciplina em relação ao cargo já não tem tanta importância.
3) Dominação Carismática: Quem manda é o “líder” e quem obedece é o “apostolo”. O quadro administrativo é escolhido segundo carismas e vocação pessoais, e não devido a sua qualificação profissional ou a sua posição que ocupa em determinada sociedade.
A autoridade carismática baseia-se na crença. A fé e o reconhecimento são considerados um dever, cuja sua negligência castiga. Sem dúvida, a autoridade carismática é uma das grandes forças revolucionárias da história, porém em sua forma totalmente pura tem caráter eminentemente autoritário e dominador.
O senhor carismático tem de se fazer acreditar como senhor certo, pela “graça de Deus”, por meio de milagres e prodígios. Se lhe falha o êxito, seu domínio também falha.
Marx nos fez refletir sobre os diversos tipos de dominação existentes em nosso meio, onde o poder está acima de tudo e de todos. Precisamos acabar com esse sistema burocrático, lutando pela igualdade de direitos e uma vida digna para todos, construindo assim a verdadeira cidadania.
9 Comments:
At 3:53 PM, Renata said…
Cida adorei teu texto. Tivestes um ótimo entendimento e conseguiste expor suas idéias.
Continue se esforçando...
Parabéns pelo trabalho!!! ABRAÇOS
At 4:10 PM, Shirley said…
Oi Cida,
Realmente, a Renata tem razão,as abordagens sobre o texto de Weber, que tu fiseste é muito interessante.Os tipos de dominação estão presentes em nosso cotidiano.
Abraços, da amiga...
Shirley
At 5:14 PM, Vana said…
Olá amiga!
Visitei o teu blog e li o texto que fizeste sobre os três tipos de dominação e gostei muito da tua reflexão.
Parabéns pelo trabalho!
Abraços...
At 7:07 PM, DeboraLegal said…
Olá Cida...
Concordo quando dizes que devemos construir uma sociedade com mais cidadania, e este é o papel de todos nós professores.
Nosso objetivo deve ser a luta por um mundo melhor.
Sucesso!!!
At 8:11 PM, Cristina Bauer said…
Olá Aparecida!!!
Será que um dia viveremos neste mundo sem dominação? Parece que ao querermos isso também estamos impondo nossa maneira de dominar. No texto Weber I, ele fala da paixão em querermos impor nossa vontade as demais pessoas. Mesmo desejando coisas boas, teremos que impor isto a alguém.Parece complicado não? Abraços!!!
At 8:49 PM, Kátia Diehl. said…
Oi Maria Aparecida !
Belo trabalho sobre o texto de Marx Weber !
Teu blog é bonito e delicado ! Parabéns !!
Kátia Diehl - Pólo Alvorada
At 3:54 PM, Marlene Roloff said…
Maria Aparecida! Marx nos fez refletir sobre os diversos tipos de dominação existentes em nosso meio, onde o poder está acima de todos. Diariamente vemos cenas onde a dominação existe bem clara na sociedade em que vivemos. Na escola acontece também, quando os professores não usam o diálogo e sim a imposição.As vezes necessária. Um abraço! Marlene S.L.
At 5:23 PM, Izolete said…
Maria Aparecida,teu texto é claro é objetivo.Entendestes o texto e te fizestes entender,isso é importante para ti e para quem lê tuas produções!
Abraços,vou indo por hoje,retornarei em uma outra oportunidade para continuarmos nossas trocas.
Bom feriado!!!!!!
At 6:09 AM, Mara said…
Maria Aparecida: Dá uma revisada no teu post. O autor em questão é MAX Weber e não MARX (Karl). Profª Mara N Silva
Post a Comment
<< Home