Escola, Cultura e Sociedade
(1)-Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
O homem que a educação deve realizar, em cada um de nós, não é o homem que a natureza fez, mas o homem que a sociedade quer que ele seja, e ela o quer conforme o reclame a sua economia interna, o seu equilíbrio. Cada sociedade tem sua regra, seus costumes, que são cobrados e exigidos alguns valores, conforme a vivência daquela nação.
(2)-Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
O fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda perfeição de que ele seja capaz, levando ao mais alto grau possível todos os poderes que estão em nós, realizando tão completamente como possível sem que uns prejudiquem os outros. Outra é a definição utilitária, que faz do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes.
(3)-O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Podemos considerar que existe educação quando encontramos uma geração de adultos, uma geração de indivíduos jovens, crianças e adolescentes; e que uma ação seja exercida pela primeira, sobre a segunda num determinado contexto social.
(4)-De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral? A importância de nossas diversas faculdades, sobre direitos e deveres, sobre a sociedade, o indivíduo, o progresso, a ciência,...tudo isso influência na educação. Que o certo e ideal, até certo ponto, é o mesmo para todos os cidadãos, que a partir desse ponto ele se diferencia, segundo os meios particulares que toda sociedade encerra em sua complexidade.
(5)-Segundo o autor, que função o “ideal” a ser realizado têm que suscitar na criança? Deve suscitar um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade e a família consideram como indispensáveis a todos os seus membros; A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é o que determinam este ideal a ser realizado.
(6)-A partir da definição “A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine” o que conclui Durkheim? Explique? A criança está destinada a aprender certos costumes, vivenciados na própria sociedade em que vive. Que a educação exercida sobre a criança não se dá ao acaso, que os educadores devem desenvolver nelas certos números de estados físicos, intelectuais e morais impostos pela sociedade em que vivem.s, realizando tderes que estando ao mais alto grau possr conforme o reclame a sua economia interna, o seu equilibrio
(7)-Como o autor explica que a sociedade e indivíduo são idéias dependentes? Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. Através de uma educação de qualidade, tornamos verdadeiras criaturas humanas, partindo do seu próprio esforço, constituindo, assim uma das características essenciais do homem.
O homem que a educação deve realizar, em cada um de nós, não é o homem que a natureza fez, mas o homem que a sociedade quer que ele seja, e ela o quer conforme o reclame a sua economia interna, o seu equilíbrio. Cada sociedade tem sua regra, seus costumes, que são cobrados e exigidos alguns valores, conforme a vivência daquela nação.
(2)-Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
O fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda perfeição de que ele seja capaz, levando ao mais alto grau possível todos os poderes que estão em nós, realizando tão completamente como possível sem que uns prejudiquem os outros. Outra é a definição utilitária, que faz do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes.
(3)-O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Podemos considerar que existe educação quando encontramos uma geração de adultos, uma geração de indivíduos jovens, crianças e adolescentes; e que uma ação seja exercida pela primeira, sobre a segunda num determinado contexto social.
(4)-De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral? A importância de nossas diversas faculdades, sobre direitos e deveres, sobre a sociedade, o indivíduo, o progresso, a ciência,...tudo isso influência na educação. Que o certo e ideal, até certo ponto, é o mesmo para todos os cidadãos, que a partir desse ponto ele se diferencia, segundo os meios particulares que toda sociedade encerra em sua complexidade.
(5)-Segundo o autor, que função o “ideal” a ser realizado têm que suscitar na criança? Deve suscitar um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade e a família consideram como indispensáveis a todos os seus membros; A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é o que determinam este ideal a ser realizado.
(6)-A partir da definição “A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine” o que conclui Durkheim? Explique? A criança está destinada a aprender certos costumes, vivenciados na própria sociedade em que vive. Que a educação exercida sobre a criança não se dá ao acaso, que os educadores devem desenvolver nelas certos números de estados físicos, intelectuais e morais impostos pela sociedade em que vivem.s, realizando tderes que estando ao mais alto grau possr conforme o reclame a sua economia interna, o seu equilibrio
(7)-Como o autor explica que a sociedade e indivíduo são idéias dependentes? Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. Através de uma educação de qualidade, tornamos verdadeiras criaturas humanas, partindo do seu próprio esforço, constituindo, assim uma das características essenciais do homem.
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