Vivências de um professor
Realmente é muito difícil construir uma apresentação pessoal de nós mesmos.
Sou Maria Aparecida, moro em Três Cachoeiras e trabalho na escola municipal de Morrinhos Do Sul. Sou otimista e determinada, porém muito exigente comigo mesma, as vezes até demais. Procuro não deixar para "amanhã", o que eu posso realizar "hoje". Sou persistente, não desanimo diante das dificuldades encontradas, procuro sempre superar os obstáculos do dia-a-dia, onde nem sempre o caminho mais fácil, é o caminho certo.
Ser professor hoje para mim é maravilhoso e fantástico, está presente dentro de mim. É uma profissão bastante desafiadora, mas tudo o que se faz por amor é gratificante.
Na escola onde trabalho, os professores se reúnem para trocarem idéias e experiências, inovando conceitos e práticas, tornando-se assim suas atividades mais estimulantes e atraentes.
Nós como educadores, somos mediadores no processo ensino-aprendizagem, tendo como parte fundamental o próprio aluno, seres críticos e investigativos, capazes de expressarem seus próprios pensamentos e opiniões.
O diálogo é parte fundamental no nosso cotidiano, é através dele que nos relacionamos, trocamos ideias em conjunto, tiramos nossas dúvidas, enfim é uma ferramenta de comunicação para que a aprendizagem aconteça.
Devemos nos espelhar naquele homem do texto"José de Saramago",que não teve medo, nem desanimou diante dos obstáculos encontrados, foi persistente até o fim em relação aos seus objetivos.
Se HOJE, procuramos fazer tudo da melhor maneira possível, com certeza, colheremos bons frutos AMANHÃ!